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SILVA, Lucyene Lopes da. Framework conceitual Dandelion de Análise de Redes Sociais e Tecnologias da Informação e Comunicação para organizações em rede. Tese, 2020.

Na era do conhecimento, devido à informação e à comunicação estarem presentes no processo de desenvolvimento de qualquer que seja o serviço ou produto trabalhado nas organizações, se faz necessária a gestão dos fluxos de informação e comunicação. Apesar da noção da existência de conexões entre pessoas e organizações, e também da ciência do processo de desenvolvimento de produto ou serviço baseado em fluxos de informação e comunicação, ainda é indispensável identificar e analisar a organização e seus fluxos dispersos, considerando o uso da Análise de Redes Sociais (ARS) e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para transformação em conhecimento. O objeto deste estudo é um modelo para identificação e análise de organizações em rede, o que demanda responder como construir um framework conceitual, visto que este se apresenta como uma rede ou um plano de conceitos interligados, oferecendo uma compreensão abrangente destes fluxos de informação e comunicação. Com o objetivo geral de construir um framework conceitual de ARS e TIC para organizações em rede, esta Tese está baseada nos pressupostos teóricos das teorias de redes, das organizações em rede e a utilização das TIC, assim como da educação em rede. Considerada quanto à sua natureza uma pesquisa aplicada, trabalha uma visão de mundo pragmática e é caracterizada como indutiva quanto ao método de abordagem, adicionando ainda à abordagem intuitiva. Do ponto de vista de seus objetivos é considerada uma pesquisa exploratória e descritiva em que aborda o problema de forma qualitativa, segue e aprimora a metodologia descritiva e cartográfica para organizações em rede. Para a coleta de dados, utilizaram-se as seguintes técnicas: revisão sistemática e a revisão integrativa, análise documental, visitas aos sítios da internet, entrevistas semiestruturadas, questionário com perguntas fechadas, mapeamento argumentativo e as observações participante e sistemática. A organização escolhida pertence a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), e trata-se especificamente do Instituto Federal Catarinense (IFC). O resultado da investigação foi a construção do Framework conceitual Dandelion de ARS e TIC para organizações em rede. Em vista do modelo existente, o uso dos diversos softwares aplicativos (Mconf RNP, MOODLE, IRaMuTeQ, GEPHI e LiteMap), de forma prática, aprimorou e contribuiu com a utilização de ARS e TIC em cada um dos sete elementos do Framework conceitual Dandelion: (1) identificação e sistematização da história da organização, (2) análise dos principais eventos, serviços e stakeholders da rede, (3) identificação e análise da comunicação na organização em rede, (4) identificação da utilização das TIC na organização em rede, (5) identificação dos níveis fractais da organização em rede, (6) desenho da rede com o uso de ARS e TIC e (7) análise da organização rede. Como contribuição final, destaca-se que o Framework conceitual Dandelion visa estruturar e relacionar os aspectos relevantes dos fluxos de informação e comunicação de maneira sistemática. Os sete elementos observados no modelo de identificação e análise de organizações em rede facilitam e potencializam a interação da rede. Os conceitos estudados, suas interligações e a sua aplicação prática buscam explicitar sobre os conhecimentos discutidos e facilitam o entendimento para sua utilização.

Palavras-chave: Framework conceitual. Análise de Redes Sociais (ARS). Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Instituto Federal Catarinense (IFC). Organizações em rede. Educação em rede.

Link para download: Lucyene Lopes da Silva

OSINSKI, Marilei. Framework de avaliação do impacto de parques científicos e tecnológicos: um estudo comparativo. Tese, 2020.

Esse estudo busca solucionar o seguinte problema de pesquisa: “Como desenvolver um framework de avaliação de impactos provocados pela implantação de um Parque Científico e Tecnológico?”. Para alcançar o referido objetivo, essa pesquisa contou com procedimentos metodológicos com abordagem mista, lidando tanto com dados qualitativos quanto quantitativos. A triangulação metodológica ocorreu por meio da realização de Revisão Sistemática Integrativa, aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, bibliográfica e explicativa. A natureza dessa pesquisa é básica. A triangulação de teorias concentrou-se nos principais conceitos e características apresentados na literatura científica que se referem aos temas: Habitats de inovação, Parques Científicos e Tecnológicos e Avaliação de impacto. A triangulação de pesquisadores resultou da aplicação dos instrumentos de coleta de dados (questionário/ framework e entrevistas semi-estruturadas) a três públicos distintos: gestores dos PCTs, gestores das empresas inseridas nos PCTs e membros da sociedade local – destaca-se que aos últimos não foi aplicado o questionário/ framework (tanto do Parque Científico de la Universidad Carlos III de Madrid como do Tecnopuc). A triangulação de dados ocorreu por intermédio desses dois Parques Científicos e Tecnológicos. A análise dos dados foi realizada por meio do teste t de Student e da análise descritiva. Os resultados mostram características, similaridades e diferenças entre os impactos provocados pelos referidos parques, bem como pontos de discordância e concordância entre o posicionamento dos participantes desse estudo a respeito do tema em questão. O teste t de Student aponta que não há diferença estatisticamente significativa entre os resultados dos referidos parques para os impactos causados por eles na dimensão cultural. Por outro lado, o teste aponta que há diferença estatisticamente significativa nos impactos econômicos e sociais causados pelos parques em questão nas regiões onde estão inseridos. Pode-se inferir que o principal impacto causado tanto pelo Parque Científico de la Universidad Carlos III de Madrid quanto pelo Tecnopuc é econômico. Esse impacto foi considerado o principal tanto pela maioria dos membros da sociedade do entorno quanto pelos gestores de todas as seis organizações inseridas nos referidos parques que participaram da presente pesquisa. Nesse contexto, o impacto econômico é considerado não apenas o principal, mas é destacado como sendo positivo para a região. Como sugestões para estudos futuros, considera-se relevante desenvolver projetos a fim de explorar e ampliar as formas como um parque científico e tecnológico pode ter impactos ambientais no seu entorno. Considera-se que seria interessante realizar estudos longitudinais, que possibilitariam comparar os resultados da presente pesquisa com resultados gerados pelos parques daqui a alguns anos (cinco ou dez anos, por exemplo), verificando se houve ou não evolução e alteração dos impactos no período analisado.

Palavras-chave: Parques Científicos e Tecnológicos. Inovação. Habitats de inovação. Avaliação de impacto.

Link para Download: Marilei Osinski

AIRES, Regina Wundrack do Amaral. Desenvolvimento de Competências Gerais para a Sociedade em Transformação Digital: uma Trilha de Aprendizagem para profissionais do setor industrial

A Sociedade em Transformação Digital é a sétima revolução vivida pela humanidade e está exigindo profissionais com um novo conjunto de competências, o que evidencia a necessidade de desenvolvimento constante, a fim de superar eventuais lacunas. Neste contexto, o desenvolvimento constante dos profissionais se torna estratégico e passa a estar presente na pauta das organizações de todos os segmentos econômicos, sejam públicos ou privados. Neste estudo, identificou-se que há Competências Gerais exigidas de todos os profissionais, independente de cargo ou hierarquia, sendo que como desenvolver tais competências foi a lacuna de conhecimento explorada nesta pesquisa. Assim, buscando alcançar o objetivo geral: Propor uma Trilha de Aprendizagem para desenvolvimento das Competências Gerais exigidas aos profissionais do setor industrial para a Sociedade em Transformação Digital, este estudo utilizou-se da pesquisa tecnológica e do método qualitativo, que foi desenvolvido com etapas teórica e verificação de consistência em campo com representantes de indústrias e especialistas em educação de uma renomada instituição de ensino, tendo como entregas: uma Matriz de Competências Gerais, uma relação de Diretrizes para construção da Trilhas de Aprendizagem, três Canvas para desenvolvimento ágil de Trilhas de Aprendizagem e uma Trilha de Aprendizagem proposta para desenvolvimento de Competências Gerais em profissionais do setor industrial. Esse trabalho resultou na criação de uma metodologia de desenvolvimento de Trilhas de Aprendizagem, que foi constituída para ser flexível e adaptável a diferentes necessidades organizacionais e atender à agilidade requerida pela Sociedade em Transformação Digital.

Palavras-chave: Transformação Digital. Indústria 4.0. Quarta Revolução Industrial. Competências Gerais. Desenvolvimento de Competências. Universidade Corporativa. Educação Corporativa.

Link para download: Regina Wundrack do Amaral Aires

MARTINS, Marina Monguilhott. Políticas Públicas e Destinos Turísticos Inteligentes: proposta de uma ferramenta de análise da situação de municípios brasileiros

O turismo está em constante evolução. Este fenômeno social caracteriza-se por ser complexo, multissetorial e competitivo. Emerge, neste contexto, o conceito de Destino Turístico Inteligente, uma visão inovadora que busca eficiência, competitividade e qualidade das experiências turística. Assim, o objetivo da presente dissertação é propor uma ferramenta para analisar a situação turística atual dos municípios brasileiros, tendo em vista as Políticas Públicas Federais Brasileiras de Turismo e a visão de Destinos Turísticos Inteligentes. O foco nas políticas públicas de turismo é justificado pela capacidade dessas políticas em serem políticas de desenvolvimento. Além da revisão integrativa realizada, levantou-se seis políticas públicas federais brasileiras de turismo e uma norma internacional relativa ao desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes. A partir deste arcabouço teórico e normativo, identificou-se diretrizes (inovação, tecnologia, acessibilidade, sustentabilidade, regionalização e governança pública) e estratégias (criação de um Ente Gestor, plano diretor, plano de operação e monitoramento) que possuem papel relevante tanto da visão dos Destinos Turísticos Inteligentes, quanto das políticas públicas federais brasileiras de turismo. Essas diretrizes e estratégias fundamentam a ferramenta proposta por este trabalho, construída com base no método Design Science Research. A fim de verificar a ferramenta, foi realizada a sua aplicação no município de Florianópolis. Os resultados mostraram que a ferramenta proposta é capaz de fornecer um diagnóstico do turismo municipal, tendo em vista as políticas públicas federais brasileiras de turismo e a visão dos Destinos Turísticos Inteligentes. A dissertação contribui com a academia ao promover a discussão, ainda recente e pouco explorada, entorno das políticas públicas de turismo e dos Destinos Turísticos Inteligentes. Da mesma forma, o trabalho fornece uma contribuição prática, ao propor uma ferramenta que gera insumos que poderão auxiliar os gestores brasileiros na condução e na transformação dos destinos turísticos.

Palavras-chave: Destinos Turísticos Inteligentes. Políticas Públicas. Turismo.

Link para download: Marina Monguilhott Martins

FARACO, Fernando Melo. Modelo de conhecimento baseado em tópicos de acórdãos para suporte à análise de petições iniciais.

O direito é um domínio complexo, com papel determinante na pacificação de conflitos. O Estado possui o monopólio da jurisdição, o que traz a necessidade de que toda demanda deva ser apresentada ao Poder Judiciário para sua resolução. No Brasil, o resultado disso é um conjunto de 106 milhões de processos em tramitação, para os quais o Judiciário não tem fôlego e nem recursos humanos para dar solução em um tempo razoável. Nesse cenário, a Engenharia do Conhecimento é capaz de fornecer o ferramental necessário para apoiar o papel dos operadores de direito em suas tarefas intensivas em conhecimento, a partir de ativos de conhecimento já disponíveis no judiciário, combinados com os avanços recentes no campo da Inteligência Artificial. Nesta pesquisa, somaram-se a Engenharia do Conhecimento, o Processamento Linguístico Computacional, modelos probabilísticos baseados em tópicos obtidos através de aprendizagem de máquina não supervisionada e conceitos do direito. A reunião destes elementos resultou em um modelo de conhecimento estruturado a partir do processamento de um corpus de acórdãos obtidos no TRF4, através da Análise Latente de Dirichlet (LDA), com o objetivo de apoiar o analista processual na análise das petições iniciais. A pesquisa foi guiada pela metodologia da Design Science Research (DSR) e compreendeu o projeto, desenvolvimento e a aplicação de um modelo de conhecimento baseado em tópicos, que foi avaliado a partir de métricas específicas como a coerência, obtendo-se o valor (Cv) de 0.6299, bastante próximo ao padrão de referência para esta abordagem. O modelo também foi verificado junto aos especialistas de domínio, por meio de aplicação de um questionário, que consideraram que o modelo traz informações relevantes (82%) e pode reduzir o tempo de análise das petições iniciais (82%). Para aplicação do modelo desenvolvido, foram criados três cenários, nos quais os elementos de análise, como petições iniciais em sua íntegra, foram decompostos em um conjunto de tokens e submetidos ao modelo para realização de consultas. No primeiro cenário, foram recuperados tópicos com maior probabilidade de possuírem relação com o elemento de análise, demonstrando que os tópicos gerados representam decomposições semanticamente significativas dos acórdãos utilizados na criação do modelo. Em um segundo cenário, o modelo foi capaz de recuperar os acórdãos com maior probabilidade de similaridade ao documento de entrada, a partir da medida das distâncias vetoriais entre os tópicos do modelo e o resultado da decomposição do documento de entrada. Para isto foi utilizada a divergência de Jensen-Shannon (Djs), uma medida de distâncias entre termos no espaço dos tópicos. No terceiro cenário, foi apresentada uma nuvem de termos, a partir dos tópicos obtidos. O processo de construção do modelo é apresentado em detalhes, assim como a aplicação nos três cenários descritos. O conhecimento obtido a partir da construção do modelo também é descrito. Ao final, são apresentadas as considerações finais e trabalhos futuros dessa área promissora.

Palavras-chave: Modelo de Conhecimento. Modelo Probabilístico de Tópicos. LDA. Processamento de Linguagem Natural. Direito.

Link para Download: Fernando Melo Faraco

MORAES, Leonard Almeida de. O MENTEE enquanto Símbolo na Aprendizagem Organizacional.

Dentre algumas metodologias de aprendizagem presentes nas organizações, o mentoring teve notoriedade a partir dos estudos de Levinson (1978) e Kram (1985). Esses autores desenvolveram pesquisas em que qualificavam relações de atração mútua entre indivíduos para o desenvolvimento da carreira e apoio psicossocial ao mentee como processos de mentoring. Neste contexto, temos o mentoring como uma metodologia que propicia não só a aprendizagem de indivíduos, mas também das organizações. O conceito de aprendizagem organizacional (AO) teve sua gênese na literatura de gestão do conhecimento (DEWAH; MUTULA, 2014). Trata-se de uma ciência multidisciplinar composta pela psicologia, sociologia, antropologia, administração, economia, entre outras, ao passo que novas perspectivas vêm surgindo (DEWI, DWIATMANDJA; SUHARTI, 2018). Dentro da aprendizagem organizacional, o mentoring tem sido compreendido como uma modalidade representativa de abordagem socioprática. Esta abordagem compreende o conhecimento como tácito e explícito e presente nas relações sociais e práticas contextualizadas (ALMEIDA; SOUZA-SILVA, 2015). A partir das provocações propostas por Buzzanell e D’Enbeau (2014), seria possível compreender os aspectos simbólicos da relação do mentoring em busca dos seus aspectos conscientes e inconscientes. Por trás dessa relação, existiriam figuras arquetípicas com predisposições específicas.  Neste sentido, essa dissertação propôs compreender o símbolo do mentee no contexto da aprendizagem organizacional a partir do método do processamento simbólico-arquetípico, advindo do paradigma junguiano. Este paradigma advém da Psicologia Analítica, ciência fundada pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung. Coletamos relatos de experiência e desenhos de mentees participantes de um programa de mentoring em uma cooperativa de crédito no interior de Santa Catarina. Realizamos duas revisões de literatura narrativas com busca sistemática. A primeira buscou das origens simbólicas do mentoring, enquanto a segunda estabeleceu a relação entre mentoring e aprendizagem organizacional. Como resultados da pesquisa, compreendemos que os aspectos do mentee estão ligados ao processo de individuação do mentee e da aprendizagem organizacional. Estes achados possibilitam uma visão de base arquetípica das relações de mentoring e como o mentee é um símbolo de transformação na organização do qual emerge uma potencial aprendizagem organizacional ao mesmo tempo que desenvolve sua personalidade.

Palavras-chave: mentoring. mentee. aprendizagem organizacional. psicologia analítica.

Link para Download: Leonard Almeida de Moraes

FURTADO, Rafael Gattino. ÉVORA: Gestão de Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem

Atualmente encontra-se uma grande quantidade de repositórios web, que disponibilizam recursos educacionais; alguns estão sincronizados com Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA), outros são totalmente independentes. Estes repositórios permitem que usuários realizem o download de Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem (ODEA) e utilizem conforme seu contexto. Porém não se encontra nesses repositórios o espaço de interação entre autores e usuários, que poderia reverter em um processo de reusabilidade conferindo ao processo atualização contínua. Essa é a questão que move este estudo. O planejamento da pesquisa foi dividido em um domínio teórico, o qual foram abordados os conceitos-chave relacionados a temática, como Ensino a Distância (EaD), ODEA, gestão de conhecimento, e interatividade; e um domínio metodológico, no qual foram definidos os métodos de pesquisa e aplicação dos conceitos e modelagem para o sistema. Como resultado, elaborou-se um sistema web sob o formato de repositório de ODEA, que permite o cadastro de objetos com um esquema de metadados estruturado, mantendo registro do histórico de utilização, atualização e reusabilidade dos recursos disponibilizados, permitindo a interação de agentes humanos, agregando valor e promovendo gestão do conhecimento. Os resultados desta experimentação trouxeram novas percepções para a gestão de ODEA, permitindo que a utilização da plataforma desenvolvida possa ser realizada tanto na educação a distância como na presencial. Por fim, evidenciou-se a união das modalidades de ensino promovendo a Educação Online ou Virtual.

Palavras-chave: Repositórios de Objetos de Aprendizagem; Sistemas de Gestão; Metadados; Reusabilidade; Interatividade.

Link para Download: Rafael Gattino Furtado

MELLO, Marta Inês Caldart de. Desenvolvimento de Líderes de Empresas de Base Tecnológica: uma Perspectiva Transformadora. Tese, 2020.

Esta pesquisa teve como objetivo compreender como ocorrem os processos de aprendizagem de líderes de empresas de base tecnológica (EBTs) a partir da perspectiva da aprendizagem transformadora. Nessa perspectiva, o desenvolvimento do líder é um processo de mudança de consciência e transformação ao longo da vida. Entender esse processo é o interesse primário do campo de desenvolvimento de líderes. Para tanto, utilizou-se a metodologia qualitativa, alinhada ao paradigma interpretativo, tendo como método a história oral temática. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com seis líderes de empresas de base tecnológica. A análise dos dados foi conduzida com base na abordagem de codificação dedutiva e indutiva. Os achados sugerem de que forma os processos de aprendizagem e seus resultados transformadores implicaram em mudanças na maneira de liderar. No que tange aos processos, destacam-se o caráter informal das experiências transformadoras, os dilemas desorientadores como gatilhos da aprendizagem, o papel da reflexão crítica e das emoções durante a jornada da transformação, além do “desejo da mudança”, esse último, um aspecto raramente incluído na pesquisa empírica sobre aprendizagem transformadora. No que tange aos resultados transformadores decorrentes dos processos, os dados revelaram aprendizagens em diferentes dimensões: visão de mundo, self, aprendizagem epistemológica, aprendizagem ontológica, comportamento e capacidade. Destacam-se, como contribuições do estudo, primeiro, a análise e descrição detalhada dos processos de aprendizagem e de como a mudança de consciência pode implicar em desenvolvimento dos líderes. Segundo, a descrição e análise detalhada dos resultados transformadores e suas implicações na forma de liderar e, terceira, o avanço na compreensão da dinâmica existente entre aprendizagem transformadora e desenvolvimento de líderes de empresas de base tecnológica. As contribuições científicas para a literatura se referem ao ineditismo quanto ao uso da perspectiva teórica da aprendizagem transformadora para se compreender o desenvolvimento de líderes de empresas de base tecnológica, em especial a relação entre processos e resultados da aprendizagem, algo não estudado até o momento neste tipo de Organização Intensiva em Conhecimento (OIC).

Palavras-chave: Desenvolvimento de liderança. Desenvolvimento do líder. Aprendizagem transformadora. Empresa de base tecnológica. Organizações Intensivas em Conhecimento.

Link para Download: Marta Inês Caldart de Mello

MELO, Michelle Bianchini de. Estratégias Empreendedoras para a Internacionalização em Instituições de Ensino Superior Brasileiras. Tese, 2020.

Por ano, é crescente o número de publicações realizadas sobre a internacionalização em instituições de ensino superior. Este dado, apresentado nessa tese, nos faz compreender a complexidade envolvida e perceber que em se tratando de um mundo globalizado, com políticas e conexões internacionais densas, há muito ainda o que se estudar e desenvolver para haver efetividade em tudo que se projeta para a área. Os setores de relações internacionais, nas instituições em que eles existem, apresentam disparidades quanto as suas estruturas, recursos e equipe dedicada. Seus gestores são quase que em sua totalidade indicados de forma política, construindo sua trajetória e conhecimentos de gestão da internacionalização institucional na prática. Eles ainda carregam, a imagem de que ocupam sua atividade viajando e realizam poucas ações, o que gera uma demora em fazer a comunidade acadêmica creditar confiabilidade a suas práticas. Somado a isso, é recorrente a descontinuidade do processo de
internacionalização pela rotatividade e relação política que exercem. Diante desse contexto, esta tese firma o objetivo de estabelecer estratégias empreendedoras para a internacionalização em instituições de ensino superior brasileiras. Para este fim, a pesquisa tem como pergunta: como os processos de internacionalização em instituições de ensino superior brasileiras podem ser empreendedores? A pesquisa percorreu cinco etapas para chegar as suas conclusões: iniciou explorando o referencial teórico, fazendo uso dos métodos de revisão integrativa e narrativa, abordando os conceitos de internacionalização no ensino superior, empreendedorismo no ensino superior e ensino superior brasileiro. Realizou coleta de dados com um estudo multicasos, com pesquisa documental e com entrevista semiestruturada com sujeitos da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC. A análise dos dados foi realizada usando o método da análise de conteúdo, ela possui duas categorias principais (internacionalização como estratégia das IES e internacionalização como um processo empreendedor) e oito subcategorias (gestão de relações internacionais atuando em nível estratégico, estratégias de comunicação, cultura de internacionalização das IES, capacitação dos atores da internacionalização, financiamento da internacionalização, a internacionalização projetando as IES no cenário mundial, evidências de sucesso nos processos de internacionalização das IES e aspectos restritivos nos processos de internacionalização das IES). O confronto da base conceitual com a análise dos dados coletados, deram suporte a criação de trinta e seis estratégias, distribuídas em oito eixos estratégicos (comunicação, cultura, capacitação, financiamento, políticas, currículo, colaboração e gestão). As estratégias elaboradas passaram pela validação de especialistas conceituados nos campos teórico e prático da internacionalização do ensino superior e os resultados da validação analisados. Por último as estratégias empreendedoras para a internacionalização em instituições de ensino superior brasileiras foram estabelecidas. A tese concluiu que é possível aliar internacionalização e
empreendedorismo no ensino superior, considerando as estratégias distribuídas nos oito eixos estratégicos.

Palavras-chave: Internacionalização. Internacionalização do ensino superior. Empreendedorismo no ensino superior. Estratégias de internacionalização. Ensino superior.

Link para Download: Michelle Bianchini de Melo

LEITE, Andre de Oliveira. Atividade de Definção do Conceito de Produto no Front End da Inovação: um Estudo Qualitativo em Organizações de Tecnologias em Florianópolis/SC. Dissertação, 2020.

Inovar faz parte das necessidades organizacionais, sendo considerada uma forma em que os empreendedores exploram oportunidades para o desenvolvimento de novos negócios, processos ou serviços. A inovação é composta por um processo de várias etapas, iniciando pelo Front End da Inovação (FEI), seguindo do Desenvolvimento de Novos Produtos (NPD) e da Comercialização. O FEI é o início deste processo, composto pelas atividades relacionadas à oportunidade, ideias e definição do conceito. A atividade de definição do conceito é a fase final do FEI, nela a atenção deve ser redobrada para evitar falhas nas fases seguintes do processo de inovação. Este trabalho tem como objetivo analisar como ocorre a atividade de definição do conceito em organizações de tecnologia no contexto de Florianópolis/SC. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo como instrumento de coleta de dados a realização de entrevistas semiestruturadas com gestores de três organizações do setor de tecnologia. Como resultados foi identificado que nas organizações pesquisadas existem etapas, que se mostraram semelhantes ao abordado na literatura, em relação à situação final na apresentação de uma definição de conceito. Entretanto, existem particularidades referentes à forma de operação relacionada em cada negócio, com diferenças pontuais, em especial na maneira de estruturação de seus processos. Destaca-se que as etapas são compostas por elementos que participam ativamente na atividade de definição do conceito, sendo eles: atores, ferramentas, métodos e técnicas. Observou-se que alguns dos elementos fazem relação com os abordados pela literatura, mas não em sua totalidade, visto que a literatura trata esta atividade de forma genérica, sem considerar o contexto de cada negócio. Recomenda-se para trabalhos futuros o aprofundamento desta pesquisa em outros setores da economia, além da análise com maior número de organizações, para que se possa verificar se os resultados se repetem.


Palavras-chave: Inovação. Front End da Inovação. Atividade de Definição do Conceito.

Link para download: Andre de Oliveira Leite